Trabalhos

Regras de submissão

1.1 Os temas apresentados deverão ser obrigatoriamente relacionados à Odontologia nas seguintes áreas, categorias e modalidades:

Áreas de trabalho:

  • Acupuntura em Odontologia;
  • Anatomia;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
  • Dentística;
  • DTM e Dor Orofacial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia;
  • Harmonização Facial
  • Histologia/Embriologia;
  • Homeopatia em Odontologia;
  • Implantodontia;
  • Imunologia;
  • Materiais Dentários;
  • Microbiologia;
  • Oclusão;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia do Esporte;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia Hospitalar;
  • Odontologia Legal;
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;
  • Patologia bucal;
  • Periodontia;
  • Prótese Buco-Maxilo-Facial;
  • Prótese Dentária;
  • Radiologia Odontológica e Imagenologia;
  • Saúde Coletiva e da Família;
  • Terapias Complementares em Odontologia;

Categorias: Acadêmico e profissional.

Modalidades: Oral (Fórum científico, Fórum clínico)

1.2 Prazo para submissão: Do dia 01/05/2019 ao dia 15/08/2019

1.3 Todas as inscrições dos trabalhos deverão ser realizadas on-line, através do site da ABO-CE;

1.4 O trabalho somente será enviado para avaliação, quando atender às normas especificas de formatações estabelecidas para a categoria escolhida e mediante a comprovação do pagamento de inscrição ao evento por parte do primeiro autor do trabalho;

1.5 Todos os trabalhos apresentados por estudantes (acadêmicos), obrigatoriamente, deverão ser orientados por profissionais/professores.

1.6 Os trabalhos terão no máximo 04 autores (sendo 01 autor/apresentador, 02 co-autores e 01 orientador). Os nomes dos autores deverão ser escritos por extenso, não abreviados e já na ordem de publicação.

1.7 Caso haja impossibilidade de o apresentador comparecer ao evento, deve ser designado um dos co-autores para proceder a apresentação, devendo este(a) estar necessariamente inscrito no Congresso.

1.8 Trabalhos inscritos fora das normas gerais e específicas propostas serão automaticamente desclassificados pela Comissão Científica do evento.

1.9 Os trabalhos enviados serão previamente avaliados e selecionados por uma comissão de professores, devidamente credenciados pela Comissão Científica, distribuídos por área de conhecimento, tendo como base o resumo submetido para avaliação.

1.10 Local, data e horário de apresentação serão comunicados online no site do evento a partir do dia 16 de agosto de 2019.

1.11 Considera-se, a partir do ato da inscrição do trabalho, que os autores aceitam as condições de publicação do resumo do trabalho por meio impresso, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores.

1.12 A Comissão Científica não se obriga a emitir parecer e nem justificativas sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.

1.14 O número limite de trabalhos a ser submetido por cada apresentador/autor é 2. Contudo, o mesmo poderá participar de outros trabalhos como co-autor.

1.1 Os temas apresentados deverão ser obrigatoriamente relacionados à Odontologia nas seguintes áreas, categorias e modalidades:

Áreas de trabalho:

  • Acupuntura em Odontologia;
  • Anatomia;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
  • Dentística;
  • DTM e Dor Orofacial;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia;
  • Harmonização Facial
  • Histologia/Embriologia;
  • Homeopatia em Odontologia;
  • Implantodontia;
  • Imunologia;
  • Materiais Dentários;
  • Microbiologia;
  • Oclusão;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia do Esporte;
  • Odontologia do Trabalho;
  • Odontologia Hospitalar;
  • Odontologia Legal;
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
  • Odontopediatria;
  • Ortodontia;
  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;
  • Patologia bucal;
  • Periodontia;
  • Prótese Buco-Maxilo-Facial;
  • Prótese Dentária;
  • Radiologia Odontológica e Imagenologia;
  • Saúde Coletiva e da Família;
  • Terapias Complementares em Odontologia;

Categorias: Acadêmico e profissional.

Modalidades: Oral (Fórum científico, Fórum clínico)

1.2 Prazo para submissão: Do dia 01/05/2019 ao dia 15/08/2019

1.3 Todas as inscrições dos trabalhos deverão ser realizadas on-line, através do site da ABO-CE;

1.4 O trabalho somente será enviado para avaliação, quando atender às normas especificas de formatações estabelecidas para a categoria escolhida e mediante a comprovação do pagamento de inscrição ao evento por parte do primeiro autor do trabalho;

1.5 Todos os trabalhos apresentados por estudantes (acadêmicos), obrigatoriamente, deverão ser orientados por profissionais/professores.

1.6 Os trabalhos terão no máximo 04 autores (sendo 01 autor/apresentador, 02 co-autores e 01 orientador). Os nomes dos autores deverão ser escritos por extenso, não abreviados e já na ordem de publicação.

1.7 Caso haja impossibilidade de o apresentador comparecer ao evento, deve ser designado um dos co-autores para proceder a apresentação, devendo este(a) estar necessariamente inscrito no Congresso.

1.8 Trabalhos inscritos fora das normas gerais e específicas propostas serão automaticamente desclassificados pela Comissão Científica do evento.

1.9 Os trabalhos enviados serão previamente avaliados e selecionados por uma comissão de professores, devidamente credenciados pela Comissão Científica, distribuídos por área de conhecimento, tendo como base o resumo submetido para avaliação.

1.10 Local, data e horário de apresentação serão comunicados online no site do evento a partir do dia 16 de agosto de 2019.

1.11 Considera-se, a partir do ato da inscrição do trabalho, que os autores aceitam as condições de publicação do resumo do trabalho por meio impresso, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores.

1.12 A Comissão Científica não se obriga a emitir parecer e nem justificativas sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.

1.14 O número limite de trabalhos a ser submetido por cada apresentador/autor é 2. Contudo, o mesmo poderá participar de outros trabalhos como co-autor.

2.1 Os trabalhos inscritos a esta categoria poderão concorrer ao Fórum Prêmio Dr. Francisco José Aguiar Ferreira, mediante a seleção da opção, pelo autor, de que deseja concorrer no ato da submissão do trabalho (Categorias acadêmico e profissional).

2.2 O trabalho submetido a esta categoria deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho que não tenha sido apresentado ou publicado em qualquer evento científico de abrangência nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais), ou em qualquer periódico de cunho nacional ou internacional.

2.3 Para a inscrição nesta categoria, o candidato deverá enviar um resumo em português. Este resumo de, no máximo 2000 caracteres com espaço, deve conter: Introdução, Objetivo, Relato de Caso, Discussão e Conclusões, para o melhor entendimento, mas sem estarem explicitamente citadas no texto ou em forma de tópicos, sendo o resumo redigido em texto corrido.

2.4 O resumo deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples

2.5 O tempo para apresentação será de, no máximo, 10 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.

2.5.1 O tempo de apresentação para os trabalhos selecionados ao Fórum Prêmio Dr. Francisco José Aguiar Ferreira terão no máximo 20min para a apresentação com mais 10min para os questionamentos da banca avaliadora e demais presentes. Sendo aceitos 5 trabalhos para essa categoria.

2.5.2 O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.

2.6 Em caso de exceder o tempo máximo, a apresentação poderá ser automaticamente INTERROMPIDA se a banca examinadora julgar necessário, ocorrendo perda de pontos no julgamento do trabalho.

2.7 À banca avaliadora, composta por três membros, caberá a escolha dos três melhores trabalhos na respectiva categoria, os quais serão premiados em evento de encerramento científico.

2.8 O apresentador deverá trazer sua apresentação obrigatoriamente no seu notebook. Não serão aceitos trabalhos em disquete, CD-ROM, pen-drive, iPad ou quaisquer outros meios.

2.9 Pelo menos 05 referências bibliográficas atualizadas (artigos científicos) deverão ser apresentadas ao final da apresentação seguindo as normas da ABNT.

2.10 A Comissão Organizadora do evento disponibilizará apenas o projetor multimídia com saída HDMI.

3.1 Os trabalhos inscritos a esta categoria poderão concorrer ao Fórum Prêmio Dr. Márlio Ximenes Carlos, mediante a seleção da opção, pelo autor, de que deseja concorrer no ato da submissão do trabalho (Categorias acadêmico e profissional).

3.2 O trabalho submetido a esta categoria deverá ser ORIGINAL. Entende-se por original um trabalho que não tenha sido apresentado ou publicado em qualquer evento científico de abrangência nacional ou internacional (excluindo encontros institucionais), ou em qualquer periódico de cunho nacional ou internacional.

3.3 Para a inscrição nesta categoria, o candidato deverá enviar um resumo em português. Este resumo de, no máximo 2000 caracteres com espaço, deve conter: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusões, para o melhor entendimento, mas sem estarem explicitamente citadas no texto ou em forma de tópicos, sendo o resumo redigido em texto corrido.

3.4 O resumo deverá ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples

3.5 O título deverá ser digitado em letras maiúsculas com no máximo 140 caracteres.

3.6 O tempo para apresentação será de, no máximo, 10 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.

3.6.1 O tempo de apresentação para os trabalhos selecionados ao ao Fórum Prêmio Dr. Márlio Ximenes Carlos terão no máximo 20min para a apresentação com mais 10min para os questionamentos da banca avaliadora e demais presentes. Sendo aceitos 5 trabalhos para essa categoria.

3.6.2 O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada.

3.7 Em caso de exceder o tempo máximo, a apresentação poderá ser automaticamente INTERROMPIDA se a banca examinadora julgar necessário, ocorrendo perda de pontos no julgamento do trabalho.

3.8 À banca avaliadora, composta por três membros, caberá a escolha dos três melhores trabalhos na respectiva categoria, os quais serão premiados em evento de encerramento científico.

3.9 O apresentador deverá trazer sua apresentação obrigatoriamente no seu notebook. Não serão aceitos trabalhos em disquete, CD-ROM, pen-drive, iPad ou quaisquer outros meios.

3.10 Pelo menos 05 referências bibliográficas atualizadas (artigos científicos) deverão ser apresentadas ao final da apresentação seguindo as normas da ABNT.

3.11 A Comissão Organizadora do evento disponibilizará apenas o projetor multimídia com saída HDMI.

4.1 Nesta categoria deverão ser inscritas APENAS revisões de literatura.

4.2 Os resumos deverão ser redigidos em Português;

4.3 O resumo do trabalho deverá ser preenchido on-line e conter no mínimo 1400 e no máximo 2000 caracteres com espaços. O resumo do trabalho deverá ser escrito com letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço simples

4.4 O título deverá ser digitado em letras maiúsculas com no máximo 140 caracteres.

4.5 O resumo deverá ser dividido em Introdução, Objetivo, Metodologia, Revisão da Literatura, Discussão e Considerações Finais, não sendo explicitados no resumo, em texto corrido, sem tabulações nem divisão de parágrafos;

4.6 As apresentações deverão ser realizadas no idioma Português;

4.7 O tempo para apresentação será de, no máximo, 10 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca avaliadora discussão com o público presente. O horário será fixo, não sendo admitidos atrasos pelos apresentadores, bem como nenhuma apresentação adiada;

4.8 A ausência do apresentador no momento da apresentação aos avaliadores configurará desclassificação do trabalho;

4.9 Sugere-se que a apresentação contenha, no mínimo, 05 (cinco) referências bibliográficas atualizadas, seguindo as normas da ABNT;